Uma analogia da série da Netflix, Black Doves

Black Doves (série): analogias com a psicanálise

Publicado em Publicado em Cinema, Filmes e Séries

A série Black Doves de apenas seis episódios lançada em 2024 pela Netflix traz a história de uma organização secreta que vende informações valiosas para quem pague mais, podendo ser um governo, uma organização ou uma pessoa.

Neste “negócio” não existe legal ou ilegal, moral ou imoral, ético ou antiético, existe apenas quem dá o maior lance pela informação. E para obter tais informações vale de tudo, se infiltrar, fingir, enganar, trapacear, mentir, sequestrar e até matar.

Para entender a série

A série tem como centro da história a personagem de Helen Webb, uma das espiãs integrantes desta organização secreta, mas que perante a sociedade representa ser uma mulher casada com o secretário de defesa do governo britânico e mãe de dois filhos gêmeos, cidadã engajada em causas sociais, um modelo de esposa aos olhos alheios.

Na verdade o seu nome verdadeiro é Daisy Bradshaw e ela possivelmente pode ter matado o seu padrasto, pois coincidentemente logo após a sua morte, ela resolveu passar 10 anos fora da Inglaterra, como se estivesse fugindo, enquanto sua “irmã” de consideração foi responsabilizada pela morte do seu pai e segue presa cumprindo pena.

Reviravoltas em Black Doves

Ao retornar a Londres, em busca de emprego, ela acidentalmente esbarra nesta organização chamada Black Doves e sem muita perspectiva de futuro e falta de experiência profissional, acaba aceitando entrar para a organização e se torna uma espiã.

Ela adota o nome fictício de Helen e termina casando com o seu primeiro alvo, Wallace Webb, que mais tarde viria a se tornar o secretário de defesa do governo britânico.

Helen Webb, poderíamos dizer que, é um personagem criada pela própria personagem, que passa a viver uma vida paralela. Ela executa muito bem o seu papel e seu marido não desconfia de nada.

As múltiplas faces dos personagens

O desenrolar da trama é todo em torno da sua investigação pessoal com a ajuda de seu amigo Sam, um assassino profissional, sobre a causa da morte de seu amante Jason, que revelou posteriormente pelas suas descobertas não ser quem ela achava que ele era, pois ele também tinha uma vida paralela e depois ela descobrirá que ela foi para ele inicialmente um alvo, assim como o marido dela para ela.

Em um dado momento da série, em conversa com Sam, ela reflete sobre a sua vida e demonstra certa tristeza ao dizer que depois de tantas mentiras as quais inventou, internalizou até que fossem verdade, que não sabe quem ela realmente é, como se percebesse que toda sua vida é baseada nestas mentiras, onde seu marido e filhos não fazem ideia de quem ela realmente é e para os quais ela não é verdadeira.

Ela comenta que guarda segredo de todos e desconfia de todos e que isso é um fardo muito grande. A única coisa que ela julgava ser verdadeira era o amor que desenvolveu por Jason, seu amante, com quem ela iria fugir levando os filhos pequenos, se não tivesse sido assassinado.

Black Doves no divã

Ao assistir esta série podemos fazer algumas correlações lúdicas com o estudo sobre o que é a psicanálise, a morte do padrasto de Helen seria o seu conteúdo recalcado, reprimido lá no subconsciente, pois representa um crime, um evento socialmente condenável e que deve ser esquecido, riscado da sua vida para não lhe trazer lembranças e sentimentos de culpa e sofrimento.

A vida paralela de espiã criada por ela poderia ser a denegação, mecanismo de defesa do ego para negar uma verdade, onde há um rompimento com a realidade, mas não por completo, pois a pessoa conhece essa realidade que está sendo negada de forma consciente e é considerada uma pessoa perversa.

Daisy ao assumir a vida como Helen, nega o seu passado e toda sua história vivida como Daisy, mas isso está ali presente dentro dela, ela não esquece e ao viver a vida de Helen, ela cria uma realidade fictícia na qual as pessoas envolvidas são enganadas e manipuladas por ela, o que poderíamos considerar atitudes de uma pessoa perversa.

Afinal, ela não demonstra nenhum tipo de remorso ou culpa, ela faz o que tem de fazer: ameaça, luta, bate, mata, o sangue respinga no seu rosto, ela se limpa e segue andando, como se fosse uma coisa trivial e simples da vida, um café que derramou na sua blusa.

Conclusão: série Black Doves e psicanálise

Nestas breves correlações acima, desta série da Netflix com conceitos da psicanálise, destaco a importância do papel do estudo em nossas vidas, como forma de expandir nossa inteligência, nossas análises, a forma de ver a vida, melhorar o alcance da nossa percepção, do nosso entendimento, da aceitação, da apreciação dos acontecimentos, das situações e da vida de maneira geral.

É bastante interessante como a nossa mente se abre para enxergar o mundo de uma outra forma. Como percebemos que tudo na vida está interligado ou pode ser analisado por novos vieses, novas perspectivas.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Poderia dizer, inclusive, que aflora a nossa criatividade intelectual e aumenta a nossa visão além do alcance.

    A psicanálise é uma ciência que conversa com diversas áreas, inclusive as artes e a cultura, dentre várias outras.

    É impressionante como os conceitos que aprendemos passam a “pipocar” em nossa cabeça quando vemos uma obra onde identificamos uma correlação do que estamos assistindo ao que aprendemos.

    Parece que se formam conexões de forma instantânea, automática que nos trazem júbilo ao percebermos a nossa compreensão e vermos a sua aplicabilidade no cotidiano, como num filme, como neste exemplo.

    Este texto sobre a série Black Doves foi escrito por Valeska Frota, terapeuta Floral, especialista em pessoas e psicologia positiva. Atua em Salvador e em todo Brasil de forma online. Estudante de Psicanálise Clínica. Contatos: bio.site/valeskafrotaterapeuta; [email protected]

    1 thoughts on “Black Doves (série): analogias com a psicanálise

    1. MARILIA GONÇALVES RIBEIRO PONTES disse:

      Comecei a assistir à série por conta da indicação e estou gostando.
      Interessante e inteligente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *