Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica

Termos de Uso

O Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica disponibiliza o conteúdo deste Curso de Formação em Psicanálise Clínica para uso pessoal e intransferível em favor do aluno matriculado.

Preço e política de cancelamento

O valor do Curso de Formação em Psicanálise é de 12 x R$ 99,00 no cartão de crédito, ou 2 x R$ 594,00 no boleto.

O valor pago é válido para todo o curso, não se trata de valor de mensalidade, mas sim do curso todo, com prazo de conclusão mínimo de 12 (doze) a 36 (trinta e seis) meses, sem cobranças adicionais neste prazo.

O aluno poderá cancelar sua matrícula no prazo máximo de 7 (sete) dias após a efetivação de seu pagamento. Após este prazo, não há restituição dos valores pagos.

Parte teórica

Para concluir a parte teórica, o aluno deverá ler a ÍNTEGRA de cada Apostila e, ao final de cada módulo, realizar uma Prova. São 12 Apostilas e 12 Provas, com recomendação de estudo de um módulo por mês (uma apostila por mês) e prazo mínimo de 6 meses (uma apostila por quinzena).

Cada módulo tem uma prova. Cada prova mescla perguntas de múltipla escolha e questão dissertativa.

A pergunta dissertativa é uma redação que o aluno faz ao fim de cada módulo (entre 800 e 1.200 palavras), sobre qualquer tema do respectivo módulo.

A redação ao fim de cada módulo será reprovada (com nota zero) se: (1) não for integralmente original (trechos de outras obras são admitidos, desde que pontuais e com menção à fonte); (2) não respeitar a extensão mínima (de 800 palavras cada redação), ou (3) não tiver profundidade e qualidade explanativa na abordagem de pelo menos um tópico abordado no respectivo módulo.

O aluno poderá antecipar (por exemplo, 6 meses) ou prorrogar (para até 24 meses) a conclusão da parte teórica do Curso, sem pagamentos adicionais.

Após a conclusão do Curso ou na constatação de ausência de acesso às aulas após o 24º mês, a inscrição será definitivamente trancada.

O aluno não precisa iniciar as aulas imediatamente após a matrícula, desde que respeite o prazo máximo de 24 meses para concluir a parte teórica ou 36 meses para concluir teoria mais prática.

Parte prática

Após a conclusão bem sucedida da parte teórica (12 Módulos), o aluno iniciará a parte prática (Supervisão, Análise e Monografia), que começa todo mês de janeiro e julho de cada ano, sem pagamentos adicionais.

O aluno poderá optar por iniciar o módulo prático no prazo máximo de 12 meses (no mês de janeiro ou julho subsequente à conclusão da parte teórica), respeitado o limite máximo de 36 meses para conclusão integral do curso (teoria + prática), contados da data de matrícula.

A Etapa prática ocorre num mesmo semestre e contempla Supervisão (1 semestre de encontros quinzenais on-line em período noturno de dia da semana pré-fixado, por vídeo, hangout ou vídeo conferência), Análise (8 sessões via Skype ou similar, em horário combinado com o aluno) e Monografia (trabalho escrito em no mínimo 15 páginas, com instruções on-line ministradas pelo Curso).

A Supervisão apresenta estudos práticos de caso para debate em grupo. Esses estudos são trazidos pelos alunos ou pelo professor psicanalista que estiver coordenando o curso. Não se exige, nesta etapa, que o aluno esteja atuando em clínica.

O acesso à etapa prática só ocorre após o aluno ter concluído a primeira (teórica).

As redações da parte teórica são corrigidas ao final dos 12 módulos, enquanto que o gabarito da parte objetiva o aluno recebe imediatamente após cada prova. O Curso poderá requisitar que o aluno refaça prova objetiva ou dissertativa em que o aluno não alcançar a média 7.

Se o aluno iniciar a etapa prática e ficar reprovado ou desistente durante qualquer parte desta etapa (Supervisão, Análise e Monografia), poderá se reinscrever sem custos necessariamente na turma que se inicia no semestre subsequente ao da reprovação ou desistência.

Outras informações

Todas as atividades são on-line e estão inclusas no valor do investimento do aluno, sem necessidade de pagamentos adicionais, desde que respeitados os prazos descritos nestes Termos.

O certificado de conclusão no Curso de Formação em Psicanálise Clínica não informará se tratar de curso on-line e será enviado por Correio sem custos extras ao aluno, no prazo de 30 dias após a conclusão bem-sucedida de todas as etapas da Formação.

Os livros, artigos e vídeos são materiais complementares usados como referências bibliográficas para as apostilas do Curso. Não são exigidos para as provas, a menos que isso seja informado no material ou em vídeo-aula de apoio. Recomenda-se o uso do material complementar caso restem dúvidas nas apostilas, ou caso o aluno queira se aprofundar nas matérias.

Os livros em PDF estão disponíveis apenas para fins promocionais, para que o aluno conheça seu teor e habitue-se com nomes dos autores da área. São vedados o uso e a comercialização. Caso o aluno se interesse pelos livros, recomenda-se que os adquira em versão impressa ou digital, em livraria oficial.

O material complementar é importante para o desenvolvimento do aluno, razão para recomendarmos que o aluno crie um Plano de Aprimoramento, em que, mensalmente, deverá ler ao menos um desses livros indicados.

Da inscrição à IBPC

Após concluída a Formação, o IBPC poderá oferecer ao aluno a inscrição isenta de primeira anuidade, como membro desta sociedade psicanalítica, o que será relevante ao aluno para fins de aprimoramento, network e para dar mais segurança à atuação.

A IBPC admite entre alunos do Curso de Formação alunos de qualquer nível de escolaridade. Entretanto, para ser membro do IBPC após formado, requer-se a documentação: (1) CPF/RG, (2) Comprovante de residência, (3) Atestado de Antecedentes Criminais emitido pelo departamento de polícia do estado de domicílio do aluno, (4) termo de responsabilidade (a ser fornecido pelo IBPC) e (5) diploma e histórico escolar de ensino superior em qualquer área (ou declaração da instituição de que está cursando).

A convenção internacional no meio psicanalítico recomenda que os profissionais que decidam clinicar como psicanalistas respeitem os seguintes critérios sejam/tenham:

(1) concluído curso de formação na área, que respeite o tripé Teoria, Supervisão e Análise (como este nosso C.F.);

(2) diploma superior em qualquer área (ou curso superior em andamento, também em qualquer área).

(3) sinta-se apto a clinicar (isto porque, para Freud e seus sucessores, é o profissional quem deve saber, responsavelmente, o momento de iniciar a prática profissional, contemplados os demais requisitos).

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!