Existe Curso de Psicanálise 100% On-Line?

Você pode estar em dúvida se um Curso de Formação de Psicanalista pode ser 100% On-Line.

(1) Será que há provas presenciais? (2) Será que há aulas presenciais? (3) Será que há estágio?

A resposta, para as três perguntas acima, no caso de nosso Curso de Formação, é NÃO!

O conteúdo básico exigido nas provas do nosso Curso Livre On-Line de Formação em Psicanálise constará nas 12 apostilas em formato digital. Além disso, você terá o conteúdo opcional: várias horas de vídeo-aulas, artigos técnicos, e-books em Português e ferramentas para você gerir seu consultório.
As provas são on-line, você as realiza ao final de cada um dos 12 módulos da Formação. Obtendo média 7 no conjunto dos exames, você vai para a Etapa prática (Supervisão, Análise e Monografia) do curso. Concluído tudo, você receberá um Certificado Impresso em sua residência, sem custos adicionais.
O conteúdo do material adicional fará parte de um Programa de Atualização: trata-se de uma recomendação (não uma obrigação) para que você leia determinados conteúdos a cada ano (após formado), para que sua prática psicanalítica no longo prazo se torne ainda melhor.
O Certificado é válido em todo o território nacional. Não se exige formação em ensino superior para ser Psicanalista e clinicar. Nossa Formação é amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), pelo Decreto Federal n° 2.494/98 e Decreto n° 2.208, de 17/04/97.

Qual a diferença entre Estágio e Supervisão Psicanalítica?

Não há necessidade de estágio em um curso de formação em psicanálise. Na Formação, há a dimensão prática da Supervisão e Análise, que você realiza também on-line. Recomendamos que você adote um “período de transição” e siga algumas orientações (expostas no material do Curso) para se declarar e autorizar Psicanalista.

Então, o equivalente de “Estágio”, em psicanálise, é “Supervisão”. Mas, qual a diferença?

  • Estágio: O conceito de “estágio” contraria os preceitos da Psicanálise. Desconfie se você ouvir alguém falando de estágio em psicanálise. Seria obrigar um aluno a atuar antes que ele se sentisse pronto. Afinal, é parte do processo individual de cada aluno analisar (com base nos preceitos oferecidos no curso) o momento adequado para atuar.
  • Supervisão: É o termo preferido pela Psicanálise. Na Supervisão, são debatidos estudos de casos concretos. Esses casos são trazidos pelo professor psicanalista para debate em vídeo-conferência com os alunos, e podem ser casos extraídos de livros clássicos, ou vivenciados pelo professor, ou trazidos por alunos (que já atuem diretamente ou indiretamente com Psicanálise).
Em nosso curso, há primeiro a Etapa Teórica (apostilas e provas). Após concluída, inicia-se a segunda etapa (Prática: Análise, Supervisão e Monografia).
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *