Que matérias estudar para ser Psicanalista?

Uma dúvida muito recorrente é: Que matérias é preciso estudar para ser Psicanalista?
A formação do Psicanalista se baseia em um tripé:
  • Sólida base teórica;
  • Ter um supervisor clínico;
  • Fazer análise (isto é, “ser analisado”).

1. Base teórica

A base teórica completa você terá no nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica.
Você receberá 12 apostilas digitais (12 módulos) e estudará conforme o seu ritmo. Você terá centenas de materiais complementares, para estudo a médio ou longo prazos: artigos, vídeos e e-books. Você terá um Plano de Aperfeiçoamento Contínuo, para desenvolver após a sua Formação. Além disso, você aprenderá a estruturar a parte gerencial de uma clínica.
O Curso de Formação tem duração de 18 meses (você pode concluir em 12 meses/prazo mínimo, ou 36 meses/prazo máximo), você pode estudar conforme seu ritmo.

2. Supervisão

Sobre a prática clínica, não se exige estágio para iniciar sua clínica. O que se exige é que você tenha concluído uma Formação completa (como a nossa) e decida-se responsavelmente sobre o momento de se autorizar Psicanalista. Isto porque, para a Psicanálise, é o profissional que, depois de ter a base teórica, deve decidir-se sobre o momento de se declarar Psicanalista.
Na nossa Formação, você tem um acompanhamento na forma de Supervisão, em relação a atividades práticas, estudos dirigidos e atividades de leitura e escrita, que possibilitarão ter mais conhecimento e segurança para o exercício de sua prática. Você escolhe quais atividades fazer, dentro de um rol de possibilidades, até a totalização de 120 horas / atividade.

3. “Ser analisado”

Sobre “ser analisado”, trata-se de uma recomendação: seja analisado, de preferência por longos anos. Você conhecerá mais sobre você e poderá aprimorar ainda mais seu trabalho. Nossa Formação contempla um calendário mínimo de análise, que será realizada de forma on-line.

Conhecimentos adicionais e contínuos

Além disso, são importantes, embora opcionais:
  • a autoanálise (você mesmo se analisar),
  • a formação contínua (você continuar lendo textos clássicos ou atuais),
  • a participação em eventos (cursos complementares, seminários, palestras, leitura dirigida e grupos de discussão), e
  • a integração a uma sociedade, instituto ou grupo de psicanalistas (para troca de experiências, network e supervisão).
Nosso Curso, além do tripé acima, contempla também a Monografia: um trabalho final de Curso com aproximadamente 15 páginas, que você escreve sobre o tema que eleger.
Ao concluir nosso Curso de Formação, você poderá associar-se a alguma sociedade, grupo ou instituto de psicanalistas. Fazer parte de um grupo de psicanalistas de uma sociedade, instituto ou sindicato é muito importante, principalmente para você ter com quem debater os casos que estiver atendendo.
Nosso IBPC (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica) é o único que oferece aos concluinte o período de um ano de supervisão, isento de anuidades. Além disso, nós lhe indicaremos sociedades de psicanalistas de todo o Brasil, para você verificar as regras para fazer parte, para se atualizar e criar uma rede para trocas de experiências e supervisão.
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *