Id, Ego e Superego

O que faz um Psicanalista? Como é seu mercado de trabalho?

Você se interessa por Psicanálise e, provavelmente, pode estar se perguntando o que faz o Psicanalista e como funciona o mercado de trabalho para profissionais da área. Você já pensou em ser psicanalista? Entenda como trabalhar como psicanalista e descubra o que faz um psicanalista e como é a Profissão Psicanalista.
Os alunos que fazem nosso Curso de Formação em Psicanálise nos buscam pelos seguintes motivos:
  • Autoconhecimento: “a tarefa mais importante de uma existência é compreender a própria mente”. Se há algo em relação ao qual as pessoas não deveriam medir esforços (investimento de tempo e dinheiro) seria nessa tarefa, mais do que qualquer outra.
  • Relacionamento interpessoal: a Psicanálise lhe ajuda a compreender melhor os comportamentos, sentimentos e emoções das outras pessoas.
  • Auxílio a outras pessoas: muitos de nossos alunos já são líderes ou conselheiros (ainda que informais), em suas famílias, trabalhos, comunidades, igrejas etc. e buscam na Psicanálise um aperfeiçoamento para ajudar as outras pessoas.
  • Agregar na profissão atual: nossos alunos visam uma forma de agregar a Psicanálise como parte da sua atuação. Por exemplo, um advogado, um médico, um pastor, um professor ou um coaching podem associar conhecimentos da Psicanálise à sua área atual de trabalho, enriquecendo-a, mesmo que não sejam especificamente Psicanalistas.
  • Clinicar: nossos alunos visam poder trabalhar especificamente com Psicanálise, atendendo em consultório próprio ou compartilhado, de maneira remunerada ou voluntariamente.

Essas razões coincidem com as suas?

O mercado de trabalho do psicanalista

Para quem deseja atuar especificamente como psicanalista, uma boa notícia. Existe uma grande demanda por psicanalistas para orientar as pessoas na solução de conflitos existenciais, como ansiedade, depressão, angústia, fobia, obsessão, agressividade etc.
Portanto, quando o assunto é mercado de trabalho do psicanalista, vemos que o profissional tem um amplo leque para escolher: poderá adotar a psicanálise como uma especialização em sua profissão atual, ou abrir seu consultório específico como psicanalista, ou atuar de forma remunerada ou voluntária. Dentre os lugares de atuação, destacam-se clínicas (individuais, em parceria ou em modelo co-working), empresas, governos, ONGs, igrejas, projetos sociais e comunitários.
Com o nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, você terá a base teórica aprofundada sobre Psicanálise e terá condições para definir seu trajeto, até autorizar-se Psicanalista.
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

One thought on “O que faz um Psicanalista? Como é seu mercado de trabalho?

  1. Iniciei o curso recentemente e estou percebendo a importância que existe com o suporte dos livros que se somam às apostilas do curso. É prazeroso aceitar o desafio de ser um psicanalista, é preciso se dispor a obter esta conquista. Sou filósofo, tenho 67 anos e lamento não ter conhecido antes esta oportunidade, mas, tenho certeza que concluirei o curso obtendo todas as vantagens desta oportunidade impar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *