A profissão de Psicanalista é regulamentada?

Não só no Brasil, como também no mundo, o ofício de psicanalista é livre, laica, leiga. Isso significa que não é preciso ser médico ou psicólogo para exercê-lo, embora muitos profissionais destas áreas também utilizem a linha psicanalítica como seu principal método.

Psicanálise: Ciência Laica ou Leiga. O que é isso?

O que significa dizer que a Psicanálise é uma ciência LAICA ou LEIGA? Não, não tem a ver com religião: a Psicanálise pode ser praticada por crentes e agnósticos.
LEIGA ou LAICA (sinônimos) significa que a Psicanálise não é restrita à área médica. Desde Freud, havia uma preocupação para que a Psicanálise fosse aberta a qualquer profissional, que fosse uma ramificação dos estudos da cultura, não apenas da medicina.
O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece a profissão de Psicanalista, por meio da CBO – código 2515.50. No mesmo sentido, estão o Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), o Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e o Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

Não existe Conselho de Psicanálise, em razão de os precursores da Psicanálise sempre a terem defendido como uma prática livre de burocracias e de regulamentações, apesar do rigor que esses autores pregam com a boa formação do psicanalista.

“Ser Psicanalista” significa “autorizar-se Psicanalista”. Para os grandes autores da Psicanálise, após uma formação teórica e prática (como a presente em nosso Curso de Formação), é importante o profissional passar por um processo individual e responsável até definir o instante em que sentirá habilitado a ser Psicanalista e clinicar. Sendo assim, o psicanalista deve-se apoiar em uma base que formaria um tripé:

  • Constante atualização/formação teórica;
  • Ser um paciente, ou seja, também fazer psicoterapia;
  • Realizar supervisão clínica com profissionais mais experientes.

O nosso Curso de Formação em Psicanálise traduz da forma mais completa os conceitos fundamentais e as recomendações de um plano de desenvolvimento completo para você se tornar Psicanalista.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *