Psicanálise ou Psicologia: comparação entre cursos

Se você gosta de se relacionar com pessoas, ou de refletir sobre os pensamentos ou comportamentos delas; ou ainda, se você gosta de se analisar,  ou mesmo goste de obras artísticas que envolvam a dimensão da psique, certamente, você é ou será um profissional da área, ainda que atuando em outras carreiras.
Sendo mais específico: imaginemos que você queira se formar psicólogo ou psicanalista, mas ainda não sabe bem qual carreira escolher. Você pode estar em dúvida sobre o curso ideal para você: Psicanálise ou Psicologia?
Vamos a uma diferenciação bastante objetiva.

Psicologia

Psicologia é um curso de graduação presencial, com duração de 4 a 6 anos. As mensalidades costumam custar (nos grandes centros) cerca de R$ 1.400,00. O curso habilita o profissional a ter a carteirinha do Conselho (CRP).
A graduação em Psicologia aborda diferentes teorias e métodos procedimentais sobre a psique humana, dentre as quais, estão o trabalho clínico, em escolas e instituições, a inserção no contexto hospitalar, esportivo, jurídico, entre outros.

Psicanálise

Psicanálise é um curso livre de formação, oferecido por profissionais já formados, em associações, sociedades ou institutos presenciais ou on-line.
Psicanálise é um curso livre de formação, oferecido por psicanalistas já formados, em associações, sociedades ou institutos presenciais ou on-line. Após o Curso On-Line de Formação em Psicanálise (que, no nosso caso, tem duração recomendada de 18 meses), o profissional estará habilitado a iniciar (com responsabilidade) seu processo para clinicar (nossa Formação dá todas as orientações quanto a isso).
A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Saúde. Tem o aval do Conselho Federal de Medicina e do Ministério Público. Não requer diploma adicional (além do Curso de Formação) para clinicar. Se o profissional optar por se filiar a alguma sociedade específica, pode precisar preencher requisitos exigidos pela sociedade.

E agora, qual curso fazer?

Se você está em dúvida sobre qual curso fazer, ou se você ainda está inseguro quanto a investir tempo e dinheiro em um extenso e oneroso curso de Psicologia, uma boa recomendação é iniciar com nosso Curso On-Line de Psicanálise: você terá uma densidade de conteúdos comparável à faculdade e poderá avaliar sua aptidão pela área, com a diferença de que lhe custará bem menos.

Um Psicólogo que é também Psicanalista

Algo muito recorrente é o profissional se formar em Psicologia e se interessar profundamente pela Psicanálise durante a graduação, priorizando a abordagem psicanalítica como seu principal instrumental de intervenção.

Um Psicanalista que é também Psicólogo

Por outro lado, alguns alunos iniciam cursos de psicanálise e decidem-se por fazerem graduação em Psicologia, porque se encantam com o estudo sobre a mente e o comportamento humanos.
Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *