Curso para Psicanalista, qual fazer?

Você provavelmente chegou até aqui porque se perguntou sobre um Curso para Psicanalista. Vamos lhe ajudar a responder: Como ser psicanalista? Devo fazer qual curso para ser psicanalista?

Vamos resumir a convenção internacional para se formar e atuar como psicanalista, que recomenda que o profissional:

a) tenha diploma superior em qualquer área (alguns institutos e sociedades exigem ao menos curso superior em andamento);

b) tenha concluído curso de formação em psicanálise, abarcando pelo menos o tripé teoria, supervisão (estudos de caso) e análise (individual).

c) prossiga como analisando de outro psicanalista e em supervisão junto a instituto ou sociedade de psicanalistas, após concluído o Curso de Formação e enquanto estiver em atuação; e

d) declare-se apto para atuar como psicanalista (a chamada autorização, que é o auto-reconhecimento de aptidão e de “chamado”).

É convenção no meio psicanalítico que apenas institutos ou sociedades de psicanalistas podem ministrar cursos para formar novos psicanalistas. Neste sentido, está o nosso Curso On-Line de Formação em Psicanálise Clínica, que, além deste requisito, contempla também outro: a Formação precisa se basear no tripé da Psicanálise, que são teoria, supervisão e análise.

Como ser psicanalista? Devo fazer qual curso para ser psicanalista? Vamos resumir a convenção internacional para se formar e atuar como psicanalista.

Primeira Parte da Formação: Teoria

Nosso Curso conta com 12 módulos de teoria. Nesta etapa, você dita o ritmo de estudos. O foco é no material escrito (apostilas on-line), mas há também vídeos, e-books e artigos suplementares. De todas as formações que conhecemos no mercado (on-line ou presencial), não encontramos nenhuma que tivesse um conteúdo teórico tão extenso e aprofundado como o nosso. Apesar da profundidade, a linguagem das apostilas é didática, metódica e, na maior parte das vezes, acompanhada por vídeos de orientação de estudos.

O conteúdo baseia-se nos preceitos de Freud e é aprofundado em contrapontos de outros grandes pensadores da Psicanálise, como Klein, Jung e Lacan.

O aluno realiza uma prova por módulo, sendo uma mescla de questões objetivas e dissertativas. A exigência é de nota mínima 7 em cada módulo. Não obtendo nota mínima em quaisquer dos módulos, o aluno pode refazer a prova do módulo, após 30 dias do primeiro envio da prova em que reprovou.

Recomendamos que você conclua um módulo por mês, mas isso é apenas uma recomendação. Você não será cobrado por valores adicionais, caso não conclua neste ritmo. Você pode fazer em mais ou menos tempo, pode até mesmo adiar o início do Curso depois de ter realizado a inscrição.

Veja uma ementa do conteúdo dos 12 módulos teóricos, mais os módulos extra.

Segunda Parte da Formação: Supervisão, Análise e Monografia

Após a etapa teórica descrita acima, você terá a parte final do Curso, estimada em 12 meses, mas que você pode fazer em mais tempo, caso prefira não fazer a Monografia simultaneamente à Supervisão e à Análise. Esta etapa conta, portanto, com supervisão, análise e monografia.

A Supervisão debate situações-problema trazidas por alunos que já estejam atuando. Para os alunos sem atuação prática, aproveitam-se os casos trazidos pelos demais alunos e os riquíssimos estudos de casos, trazidos pelo nosso professor psicanalista, que faz a mediação dos encontros.

Esses encontros são quinzenais e realizados on-line. Caso você perca algum deles, poderá depois ver o vídeo gravado do encontro (mas recomendamos que isso seja exceção e que você consiga participar ao vivo, porque isso favorece a interação).

A Análise são encontros individuais, que podem ser presenciais (se você estiver na região de Campinas) ou on-line via Skype ou videoconferência (para outras localidades do Brasil).

Podemos dizer que essas são as três grandes partes de um Curso de Formação em Psicanálise: teoria, supervisão e análise. Entretanto, nosso Curso inclui uma outra, que, a nosso ver, amarra as três anteriores e permite que o aluno tenha um contato realmente profundo com a Psicanálise: trata-se da Monografia.

A Monografia é um trabalho de conclusão de Curso. Você participa de encontros mensais de orientação, tanto da parte procedimental (quais as partes da monografia, como redigi-la), quanto do conteúdo desenvolvido em seu texto.

Faça sua Inscrição para o Curso para Psicanalista

Todas as etapas podem ser realizadas on-line e estão inclusas no valor de seu investimento inicial (inscrição), sem que você precise fazer pagamentos adicionais. Você recebe o certificado impresso, sem que nele conste a informação de que o curso foi on-line.

Conheça o Curso de Formação em Psicanálise.

Foi útil para você? Curta, Comente e Compartilhe!

4 thoughts on “Curso para Psicanalista, qual fazer?

  1. A proposta é interessante para quem precisa EAD… Assim que eu terminar meus atuais cursos, este estará na pauta.

  2. Uma dúvida: De acordo com o primeiro parágrafo sobre formação, li que a teórica tem prazo de 12 meses, sendo assim, o curso todo teria prazo de 24 meses? Posso concluir TODO o curso em 12 meses?

    1. Olá, Cristiane. Obrigado por sua mensagem.

      Duração do Curso: 12 meses como prazo mínimo, 36 como prazo máximo. Nossa recomendação: 18 meses (12 para teoria, 12 para supervisão/análise/monografia).

      O valor do investimento não é mensalidade. É a adesão pelo curso completo, sem cobranças adicionais dentro do prazo máximo acima informado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *