inconsciente

O que é Inconsciente para Psicanálise?

Posted on Posted in Comportamentos e Relacionamentos, Formação em Psicanálise

Freud, o pai da psicanálise, criou diversas teorias que compõem a terapia da Psicanálise. Dentre elas, há o conceito de inconsciente. Você sabe o que isso significa? Não? Então continue a leitura e aprenda tudo sobre esse elemento da psicanálise!

Para entender o que é Inconsciente é preciso, antes de mais nada, compreender seu duplo de seu significado. Essa palavra define todos aqueles processos mentais que ocorrem sem que o indivíduo se dê conta. Sem que tenha consciência sobre eles. Esse é o significado mais amplo, – ou genérico – atribuído ao termo.

A maior parte dos pesquisadores da psicologia e psicanálise defendem a existência desses processos. No entanto, quando esse termo é apropriado pela psicanálise, ele se torna um conceito. Por isso, dentro desse campo de pesquisa e trabalho, ela assume um significado mais específico.

O que é Inconsciente na Psicanálise

Uma metáfora comum para compreender o sentido psicanalítico do inconsciente é a do iceberg. Como a gente sabe, a parte emersa do iceberg, aquela que fica visível, representa apenas um pequeno pedaço de sua verdadeira dimensão. Sua maior parte permanece submersa, escondida sob as águas. Assim é a mente humana. Aquilo que a gente entende forma fácil na nossa mente é apenas a ponta do iceberg, o consciente. Enquanto o inconsciente é esse pedaço submerso e insondável.

Ademais, ele pode ser definido então como o conjunto de processos psíquicos misteriosos para nós mesmos. Nele, estariam explicados os nossos atos falhos, nossos esquecimentos, nossos sonhos e até mesmo paixões. Uma explicação, no entanto, sem acesso para nós mesmos. Desejos ou memória reprimidas, emoções banidas do nosso consciente – por serem dolorosas, ou de difícil controle – se encontram no inconsciente, quase sem acesso para a razão.

Essa definição pode variar dentro da própria psicanálise. Isso porque diferentes autores identificaram diferentes aspectos dessa parte de nossa mente. Por isso, vamos ver as distinções principais.

O que é Inconsciente Freudiano

A definição básica dada acima vai de encontro com a teoria psicanalítica de Freud. Para ele, o inconsciente seria como a caixa-preta da pessoa. Ela não seria a parte mais profunda da consciência, nem a que possui menos lógica, mas uma outra estrutura que se distingue da consciência. A questão do inconsciente é abordada por Freud sobretudo nos livros “Psicopatologia da vida cotidiana” e “A Interpretação dos sonhos”, que são, de forma respectiva, dos anos 1901 e 1899.

Muitas vezes Freud utiliza esse termo para se referir a qualquer conteúdo que se encontre fora da consciência. Outras vezes, ainda, refere-se ao inconsciente não para tratar dele em si, mas de sua função enquanto estado mental: é nele que se encontram as forças sublimadas por algum agente repressor, que as impede de chegar ao nível da consciência.

Para ele, é nos pequenos erros que acontecem em nosso dia a dia que se expressa o inconsciente. Tias como:

  •  confusões;
  • esquecimentos;
  • ou omissões.

Esses pequenos erros são uma forma de exprimir opiniões ou verdades que a razão consciente não permite. Dessa forma, a intenção do indivíduo veste um disfarce de acidente.

O que é Inconsciente para Jung

Para Carl Gustav Jung, o inconsciente é onde se encontram todos aqueles pensamentos, memórias ou conhecimentos que foram, um dia, conscientes mas sobre os quais a gente não pensa no momento. Está também no consciente aquelas concepções que começam a se formar dentro de nós, mas que apenas no futuro vão ser percebidas de forma consciente, pela razão.

Além disso, este autor ressalta a diferença entre seu conceito de inconsciente e o de pré-consciente de Freud, que são:

  • No pré-consciente estariam aqueles conteúdos que estão a ponto de emergir à consciência, prestes a se tornarem claros para o indivíduo.
  • O inconsciente, por sua vez, se encontra mais profundo, com esferas quase sem alcance para a razão humana.

Jung ainda diferenciou dois tipos de inconsciente, o coletivo e o individual:

  • o inconsciente pessoal seria aquele formado a partir das experiências individuais,
  • enquanto o inconsciente coletivo é formado a partir de concepções herdadas da história humana, esta que é alimentada pela coletividade.

É importante ressaltar que não há um consenso quanto a existência de um inconsciente coletivo, ainda que os estudos de mitologia ou religião comparada fortaleçam a tese.

O que é inconsciente para Lacan

O francês Jacques Lacan promoveu em meados do século XX uma retomada da perspectiva freudiana. Retomada porque esta se encontrava deixada de lado pela psicanálise daquele momento. À concepção do antecessor ele acrescenta a linguagem como aspecto fundamental para a existência do inconsciente.

Sua contribuição se baseia sobretudo na obra de Ferdinand de Saussure, um linguista e filósofo francês que teve como principal avanço a ideia de signo linguístico. Segundo ele, esse signo seria composto por dois elementos independentes: o significado e o significante. O signo não iria se formar a partir da união entre um nome (significado) e uma coisa (significante), mas entre um conceito e uma imagem. Segundo Lacan, assim também iria funcionar o inconsciente.

QUERO INFORMAÇÕES PARA ME INSCREVER NA FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    O autor ainda coloca que nos fenômenos chamados de lacunares – que são os sonhos ou aquelas confusões do dia a dia já citadas – o sujeito consciente se sente atropelado pelo sujeito do inconsciente, que se impõe.

    Leia Também:  O que é Setting Terapeutico ou Setting Analítico?

    Exemplos

    São exemplos de expressões do inconsciente:

    • os sonhos;
    • trocar o nome de alguém;
    • soltar alguma palavra descontextualizada;
    • coisas que fazemos sem perceber;
    • quando a gente faz algo que parece não ser do nosso feitio ou não corresponde com nossa forma de agir

    Mas porque reprimimos essas forças?

    Não cabe no post de hoje aprofundar essa questão. Mas, apenas para complementar o conteúdo exposto, ressalto que o sofrimento é o que reprime algum conteúdo. Nossa mente visa sempre a guardar.

    Por isso afasta do consciente qualquer conteúdo que leve a uma dor profunda, que coloque em risco a vida da pessoa. Esses conteúdos, no entanto, não podem ser mantidos super reprimidos ao se expressar por meio daquelas ações já citadas.

    A importância é incontestável

    Entender o que é o inconsciente sempre foi um desafio na psicanálise. Cada autor e grande psicanalista contribuíram para essa questão com suas teorias e pensamentos.

    De certo, existem algumas divergências entre os principais teóricos, nos seus modos de entender e estudar esse elemento. Porém, é correto afirmar que o entender o inconsciente e seus desdobramentos, são a base inicial do estudo psicanalítico.

    O mundo por trás do inconsciente

    Nosso conhecimento sobre nossos próprios inconscientes é muito vago. Apesar de ele ser capaz de influenciar e determinar ações, pensamentos e outras atitudes.

    Tudo, ou boa parte, do que fica armazenado nessa parte a qual não temos acesso, nesse mundo secreto, pode ser alcançado através da psicanálise e do estudo do mesmo.

    Entender o que acontece no inconsciente, permite ao paciente tratar:

    • problemas;
    • traumas;
    • defesas que ele poderia nem saber possuir.

    Um convite ao estudo

    Você concorda que o ser humano é dividido? Não somos “indivíduos”, no sentido de não sermos senhores plenos de nossas vontades.

    Você gostaria de estudar mais a respeito de o que é inconsciente, se envolver no maravilhoso estudo da obra freudiana? Gostaria de trabalhar com isso e ajudar pessoas a compreenderem melhor a si mesmas e aos outros?

    A gente gostaria de convidar você para nosso Curso de Formação em Psicanálise, um curso completo, que vai te proporcionar o conhecimento necessário para ingressar no saber psicanalítico. Estamos  com matrículas abertas e o método de ensino é on-line e se adequa a sua disponibilidade. Nós nos encontramos lá!

    32 thoughts on “O que é Inconsciente para Psicanálise?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Agradecemos sua mensagem, Urbano! Continue visitando nosso blog. Estamos à disposição.

      2. Conhecimento nunca será demais, e falando dos Teórico e conceitos da Psicanálise estudo do compto humano excelente!!!

      3. O inconsciente a pessoa consegue as coisas pela fé através do inconsciente? Tipo a cura ,ou uma conquista? E também os sonhos ou um sinal do que vai acontecer seja de bom ou ruim, eo inconsciente avisando?

    1. Amei sobre tudo confirmado principalmente a teoria de Jung com o “método ADI.”

    2. penso que o inconsciente é toda a idéia ainda não manifestada na forma. por exemplo: o celular éra uma idéia que existia no inconscinete do ser humano, e que em um determindo tempo, através da mente de alguem ela passou a existir no consciente. ou seja manifestou-se no mundo das formas.

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Moacir, tudo bem?
        Muito obrigado pela sua leitura e sua contribuição. Continue acompanhando nosso blog.
        Nossa gratidão!
        Equipe Psicanálise Clínica

        1. Maria+Neirismar+Dias+de+Morais+Souto disse:

          Conhecimento sobre os mistérios da mente humana só nos deixam ainda mais sedentos do saber.
          Textos sempre muito ricos e claros

    3. Valdinete Silva disse:

      Gostaria de saber se é possível acessar o inconsciente através da hipinose?

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Valdinete, tudo bem? A hipnose foi uma técnica usada por Freud no começo de sua carreira. Depois, Freud considerou mais proveitoso o acesso ao inconsciente por técnicas como a interpretação do sonhos e a associação livre. Esses métodos são detalhados em nosso Curso de Formação em Psicanálise. Aguardamos sua inscrição, estamos à disposição. Equipe Constelação Clínica.

    4. Ana Cristina Cardoso Ribeiro disse:

      Gostaria de obter maiores informações.Grata

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Bom dia, Ana Cristina, tudo bem? Gratidão por sua mensagem. Você pode conhecer mais sobre o curso na página inicial do nosso site: https://psicanaliseclinica.com. Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo Fale Conosco. Estamos à disposição. Equipe Psicanálise Clínica.

        1. Antonio Sefane disse:

          Quando se diz que o incosciente armazena factos passados que já não fazem parte do consciente, será esta a razão dos sonhos?

    5. Muito em breve estarei fazendo minha matrícula neste curso. Eu a um amigo tb.
      Adoro as postagens, e depois de muita pesquisa, vi que vcs realmente são os melhores.

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Dilma, gratidão por suas palavras. Estaremos felizes em receber você e um amigo em nosso curso! Equipe Psicanálise Clínica

    6. Rs O celular só pode ser uma ideia porque, antes, na década de 1830, o norte-americano Samuel Morse criou uma versão do telégrafo elétrico e também inventou o código Morse, uma combina pontos, traços e pausas para transmitir informações por meio de impulsos telegráficos ou visuais. Ou seja, o celular é o resultado de uma evolução tecnológica, de elementos pré-existentes e reelaborados no mundo, naturalmente usando a razão. O celular é fruto da consciência e da inteligência humana. O inconsciente é uma representação de nossa consciência, falha, porque está, paradoxalmente, fora dos limites da consciência. Como sabemos desta instância submersa? Alguns exemplos grosseiros, alguém pode ficar doente sem que de fato esteja, por autossugestão, porque assim se vê, como o placebo, por outro lado, pode ter efeito positivo, em alguns pacientes, manifestando melhora. Isso nos sugere que temos mecanismos internos, no tramar das malhas sinápticas, no processamento mental, a partir de áreas especializadas e de nossa própria percepção da realidade, funcionando, como uma linguagem, nessa zona abissal. A zona, com efeito, tem postos de comunicação em todo cérebro, nas malhas neuroniais.

    7. Geraldo Pereira Pinto disse:

      Tenho muita vontade de aprofundar este assunto. Vivemos e sempre estamos vendo a sociedade viver conflitos e perguntas aparentemente sem respostas. Gostei das explanações a respeito dos tópicos. Vou aguardar semana que vem para avaliar se vou poder dar sequencia ou nnão
      Obrigado

      Obrigado

    8. josé evaristo da silva disse:

      Penso que o inconsciente seja o nosso passado doído. Aquilo que passou mas não passou, entende?Ficou armazenado para nos causar desconforto e sofrimento. É uma m…

    9. josé evaristo da silva disse:

      Acho que o inconsciente define também nossas atitudes. É o passado atuando no presente. Por outro lado as atitudes conscientes também afetam o inconsciente e assim sucessivamente…

    10. Maura Alessandra disse:

      É possível tratar as pessoas com a paicanálise através do inconsciente,pois na medida em que se constrói o vínculo entre analista e analisando e a intimidade retirando as frustrações, a resistência,entendendo as pulsões e a transferência. O inconsciente que é provocado pela fala do paciente e com a escuta do analista,podemos interpretar sonhos,tratar traumas,buscar o inconsciente para o pré consciente e com isso chegar ao tratamento do consciente para que esse paciente se auto conheça e consiga organizar dentro de si de uma maneira feliz o que há muito lhe causava dor e sofrimento. A estrada é um pouco longa para se chegar a investigação psicanalítica de cada individuo em sua cura,mais quando a pessoa permite se tratar sem preconceitos,se aceita,passa a alcançar tranquilidade e resolução dos seus problemas e qualidade de vida melhor.

    11. Daniel Oliveira disse:

      Hoje revendo meus e-mail, percebi algumas trocas de mensagens que muito me assustaram, isto porque de imediato, já veio em minhas percepções a ideia: “Mas, como fiz isso sem perceber na época?! ; e ainda, Não é possível que eu tenha feito algo assim, pois não é de meu feitio e não corresponde com o meu agir, com meus princípios.” PORTANTO, como dito, fiquei meio atordoado e a única explicação que encontro (não quero aqui eximir de meus erros) é que o tal “Lado mal, do meu ser” me conduziu a isso e não me deixou perceber, à época, ou seja, por isso existe a frase “Maldito o homem que confia no homem.”, no caso, o homem inconsciente que encontra, também em cada de nós. Triste, mas isso, de fato, muito me tem trazidos momentos de decepção comigo mesmo e, um vazio enorme, hoje, na minha existência…

      1. Todos cometemos erros, o que faz você ser melhor do que a sua sombra, é reconhecer que errou e pedir perdão, e principalmente perdoar a si mesmo.

    12. Olá eu gostaria de saber quanto é curso de psicanálise, eu me nego a adimitir, pois já estou envolvido com desenho e música, mas eu sinto que o mesmo tanto que gosto de desenhar também gosto de pensar, pensar sobre tudo que estão relacionado a nossa mente tenho até minha próprias teorias.

    13. Marco Antonio Manes disse:

      Richard Dawkins, biólogo inglês ,autor do livro ´´o gene egoísta´´ defende,neste livro, a hipótese de que a vida teria surgido nos mares primordiais , quando,do choque entre átomos dispersos nas águas, em algum momento surgiu uma molécula muito especial ,que conseguia se auto-replicar : o gene, uma parte do DNA, que , obedecendo às leis da teoria da evolução, descoberta por Charles Darwin, vieram a constituir as informações para construir os corpos dos seres vivos. Estas moléculas, os DNAs, eram tão mais selecionadas a sobreviver, se sobrepondo a outras iguais, quanto mais características vantajosas em relação a outras, adquirissem. Em determinado momento, a característica de adquirir consciência de si, muito provavelmente foi algo fundamental para que o corpo vivo se defendesse de agressões externas. O que quero dizer é que ate aquele momento, o que existia era o material inconsciente. A consciência, teria sido simplesmente uma característica adquirida, que veio a se tornar vantajosa, pois o corpo que a contivesse, se defenderia melhor, fazendo com que o indivíduo que a contivesse, (a consciência) ,apresentasse uma grande vantagem sobre os outros, vindo , assim, a se reproduzir mais ,sobrepujando os demais. Esta parte da consciência , na verdade, Dawkins não faz referência neste livro, fui eu mesmo que imaginei , baseado no que diz o autor, que isto pudesse vir a acontecer, o que não acho tão inverossímil. Teria o inconsciente da psicanálise, alguma relação com a não existência da consciência ? ou seria algo à parte, como uma outra consciência , dormente , pronta a aflorar ?

    14. Vicente Basso disse:

      Temos que levar em consideração que: Vivemos no Plano dos Pensamentos já materializados …. Tentemos imaginar todos aqueles que, ainda não o foram!!!

    15. Esther Luarte disse:

      Fui pesquisar sobre a certificação do seu curso, poderia esclarecer por favor? Se eu estiver enganada eu peço que me desculpem, mas fiquei bem confusa. Seu curso não é reconhecido pelo MEC, não forma terapeutas ? Eu fiquei muito interessada e estudar para trabalhar nessa área, mas aguardo.
      “Não há graduação em Psicanálise, razão para não haver credenciamento junto ao MEC para nenhum curso. Nosso Curso Livre é amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97.29 de dez. de 2016”

      1. Psicanálise Clínica disse:

        Olá, Ester. A formação de psicanalistas não envolve aprovação do MEC, por isso é um curso livre ministrado por Instituto (como o nosso). O curso propicia ao concluinte a atuação na área de psicanálise.

    16. Vilma de Andrade Novais Maia disse:

      Boa Noite
      Consciente: é tudo aquilo que eu sei que não posso fazer, porque tem conseguencia.
      Pre-conciente é algo que está na memoria consciente que a quaquer momento pode se tornar consciente.
      Inconsciente :é onde fica armazenado: tristeza, sonhos, esquecimentos, paixões, tudo que é dificil de lembrar. mas quando precisamos está no nosso alcance.
      Gosto mais da definição de inconsciente de Jung acho mais claro.

    17. Osmar Pereira de Araujo disse:

      Muito interessante e esclarecedor este artigo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *